Capítulo 4: Dicas Iniciais
Antes de começarmos a nos aprofundar nos assuntos técnicos relacionados à Bateria, gostaria de estar dando a vocês alguns toques que tenho, aprendido durante todos esses anos lecionando e tocando bateria. Para nos tornarmos bons músicos, é necessário alguns quesitos básicos: A Dedicação, oEmpenho, a Perseverança e o mais importante, disciplina e paciência (e muita paciência consigo mesmo).
O aluno iniciante geralmente está “cheio de gás”, louco para tocar, então, o que ele mais quer é comprar logo a sua Batera e ficar tocando o dia inteiro. Durante essa fase, é natural que esse “gás” vá diminuindo, mas enquanto isso não acontece, o aluno poderá sentir dores nas costas, nos braços e nas pernas.
Por isso é recomendável antes de começar a tocar, fazer um leve relaxamento dos braços, pernas e mãos. Utilize algum exercício para relaxamento que acione bastante os pulsos, tornozelo e as juntas dos braços e pernas.
Amigos, não adianta você sentar na sua batera 8 horas no fim-de-semana sendo que durante a semana você não dá nem um bom dia à sua amiga! O ideal é você “vê-la” pelo menos um pouquinho todos os dias.
Além do que, se você tocar 8 horas de bateria num só dia, você, com certeza, vai deixar todos em sua casa loucos. É muito importante que todos na casa cheguem a um acordo quanto aos dias em que você pode tocar, a que horas e o mais importante quanto tempo.
Negocie até mesmo com os vizinhos, porque nada mais chato do que você estar fazendo um som na sua batera e o vizinho “enchendo o saco”. Mas temos que entender que nem todos gostam do “barulho” maravilhoso da Bateria!
Capítulo 4: Partitura
Finalmente chegou a hora de tocarmos o nosso instrumento, sempre lembrando daqueles conceitos que foram dados no começo do curso (baquetas, posição do instrumento, pés, etc...).
Para que possamos praticar os exercícios, é necessário fazermos uma introdução á partitura, mas não se preocupem pois, vou passar esse assunto de maneira bem rápida e fácil.
Numa primeira fase não nos preocuparemos com a parte teórica pois, mais adiante veremos o assunto com mais profundidade , o objetivo é fazer com que o aluno toque e com isso consiga estar trabalhando a sua coordenação motora
Definição
É composto de um conjunto de 5 linhas e 4 espaços,chamado pauta ,aonde são escritas as notas musicais (DÓ,RÉ,MI,FÁ,SOL,LÁ,SI) . No caso da bateria essas linhas e espaços significam uma peça da bateria a ser tocada.
Sendo que no começo utilizaremos apenas as linhas 1 (bumbo) , 3 (caixa) e 5 (chimbal com a mão ).
Utilizaremos um sistema de contagem que vai do 1 ao 4, como se fosse o andamento de um relógio, com intervalos regulares. Comece contando 1, 2 , 3 e 4 , com a voz , sempre devagar . Agora adicione a mão direita no chimbal caindo exatamente junto com a sua contagem. Na próxima etapa adicionaremos o bumbo caindo no 1 e depois no 3 .(Ex.2 ) .Coloque a caixa com a mão esquerda no 2 e 4 (Ex. 3 ).
Obs. Lembre-se que é fundamental fazer esses exercícios devagar, contando e com muita paciência !!!!!!!!!!!!!!
Após esse exercício fundamentado vamos mudar a contagem colocando a letra "e" entre os números (Ex. 4 ). Coloque agora o bumbo no 1 , 3 ,caixa no 2 , 4 .(Ex. 5 ) .
Parabéns ! Você acaba de criar o seu primeiro groove ("levada"). Sempre com o chimbal no 1 e 2 e 3 e 4 e, coloque o bumbo 1 , 3 , caixa 2 , 4 .(Ex. 6).
Obs. Verifique se você e
- Mini-Curso Básico de Bateria
-
- Guia de introdução para tocar Bateria
-
Capítulo 5: Exercícios Parte II
Olá Amigos bateras.... Espero que tenha conseguido realizar os exercicios que mandei na matéria passada, acharam dificeis? Pois aqui vai o restante dessa série....pratiquem sempre devagar.
Gostaria da opinião de vocês, pois tenho percebido que os sites que tem partituras de bateria possuem um repertório com as mesmas músicas, então gostaria da opinião de vcs pois estou pensando em escrever músicas de bandas novas ( Green Day, Offsprings, Deftones, etc...) pois os meus alunos me pedem muito isso, mandem um e-mail. um abraço até a proxima
Capítulo 6: Exercícios Parte III
Espero que vcs estejam gostando do nosso curso de Batera, e que as matérias que mandei no mês passado tenham ajudado vocês a fazerem um som bem rapidinho com a sua galera, afinal é esta nossa intenção.
Vou passar este mês a matéria dando continuidade a este grupo de exercicio.Tenham paciência pois estamos trabalhando a coordenação
motora e é dicifil pra caramba.
Lembrando amigos que qualquer dúvida entrem em contato comigo, via fone ou e-mail ! Então vamos praticar!
stá entendendo a leitura. Agora coloque o bumbo no 1 , 2 e , 3 caixa 2 , 4 (
- Mini-Curso Básico de Bateria
-
- Guia de introdução para tocar Bateria
-
Capítulo 7: Rudimentos Básicos
Olá amigos
Espero que estejam gostando do nosso curso de bateria, pelo que tenho recebido de e-mail são muitas as dúvidas, e estamos aí para esclarecer-las.
Amigos na matéria deste mês vou tratar de assunto muito importante para os bateras que é a parte de rudimentos ( exercicios feitos para aprimorar as mãos ) vamos fazer uma série aonde D : mão direita e E : mão esquerda, começaremos com um toque por tempo, passando para dois toque por tempo, depois três, e assim por diante, faça-os primeiramente na caixa, começando devagar.
O sinal matemático de maior(>), significa tocar mais forte, e o sinal de 3 e 6 no tempo, significa três toques e seis toque por tempo.
Estudem essas séries com bastante afinco!
1)
Ex. 7) .
- Mini-Curso Básico de Bateria
-
- Guia de introdução para tocar Bateria
-
Capítulo 7: Rudimentos Básicos (Continuação) 2) 3)
- Mini-Curso Básico de Bateria
-
- Guia de introdução para tocar Bateria
-
Capítulo 8: Fazendo a Marcação com o Chimbal OLÁ AMIGOS,
Espero que estejam gostando do nosso curso de batera, acredito que sim, pois a quantidade de e-mails de tenho recebido, é grande.
Bom, acredito que ficou uma dúvida na matéria anterior a respeito da função da letra " e " no nosso curso. A letra" e "serve para delinearmos os contra-tempos dos exercícios, de forma que nessa fase do curso ele deve ser contado e executado nas peças da bateria quando for necessário. Apenas conte-os pois isso irá ajudar na localização das peças a serem executadas.
Outra dúvida que ficou no " ar " ‘’e a respeito da ligação ( haste ) que uni algumas figuras do exercício. Isso é uma regra de grafia musical e tem a ver com valores de notas, qualidade de notas, etc......GENTE É UM ASSUNTO CHATO!!!!!! De forma que vou explicar isso mais adiante. NÃO SE PREOCUPEM COM ISSO AGORA, VAMO TOCÁ PRIMEIRO!!!!!!!!!
Vamos então, inicialmente, continuar trabalhando a nossa coordenação motora, só que agora com um exercício muito mais difícil, que é a MARCAÇÃO DO CHIMBAL COM O PÉ. Ai my GOD, Isso que você deve estar pensando agora, pois bem é difícil mesmo, MAS NÃO IMPOSSIVEL nada que um pouco de paciência não resolva.
Vamos pegar os exercício feito no outro capitulo, e acomplar a esta nova série.
1 - O QUE ERA CHIMBAL TOCADO COM A MÃO DIREITA, AGORA DEVE SER TOCADO NO PRATO DE CONDUÇÃO ( AQUELE GRANDE )
2 - Agora que você já estudou isso um pouco. TENTE COLOCAR O PÉ ESQUERDO ( CHIMBAL ) CAINDO EXATAMENTE JUNTO COM OS NUMEROS ( 1, 2 , 3 , 4 ). Vide Ex:1
3 - Depois desse exercicio bem fixado, tente com os demais dos capítulos anteriores. Vide Ex 2
4 - Tenha muita paciência nisso pois realmente como disse antes, não é fácil. Não conseguiu faze-los......... vai tomar um cafezinho, mas volte e FAÇA.
NOTA: AQUELES EXERCÍCIOS DOS CAPITULOS ANTERIORES É BOM QUE SE FAÇA-OS MUDANDO DE UM EXERCICIO PARA O OUTRO DIRETO SEM PARADAS. PARA MELHORAR A DESENVOLTURA E PRATICAR A MUDANÇA DE RITMOS DENTRO DE UMA MÚSICA.
- Mini-Curso Básico de Bateria
-
- Guia de introdução para tocar Bateria
-
Capítulo 9: O Chimbal Dobrado Olá amigos bateras. Resolvi passar para este capítulo pois como estaremos em mês de férias escolares, vocês terão bastante tempo para praticar bastante.
AMIGOS NÃO É FÁCIL !!! mas devagar a gente chega lá. Começaremos devagar seguindo os exemplos abaixo. Utilizaremos a mesma seqüência rítmica dos exercícios anteriores, só que com uma grande diferença, agora tocaremos com as duas mãos no chimbal ( vide ex: abaixo ).
Vocês irão perceber que a mão esquerda ( para quem é destro ) terá maior dificuldade na execução dos exercícios, isso é normal já que ela é a mão mais " boba ‘’ que temos.
Outro detalhe importante é que a mão direita agora é que bate na caixa, e não a esquerda conforme exercícios anteriores. ESTUDE MUITO ISSO. Ahh1 gostaria de ressaltar amigos que qualquer dúvida que vocês tenham me mandem um e-mail, pois para mim não é incomodo algum lhes prestar essa assessoria. Também estou a disposição para dúvida sobre músicas, como ensaiar, set de bateria , enfim não só para as matérias relacionadas ao curso, mas tudo que diz respeito a BATERIA E MÚSICA .
PS: Talvez a visualização não seja perfeita devido ao formato dos programas utilizados , dúvidas entrem em contato
- Mini-Curso Básico de Bateria
-
- Guia de introdução para tocar Bateria
-
Capítulo 10: Viradas Olá amigos como vocês passaram de final de Ano? Espero que tenham um ano cheio de alegrias e realizações, e principalmente muitas " baquetadas "
Bom agora que acabaram as férias vamos pegar firme pois temos muitos assuntos a ver de agora em diante, ok
Seguindo em frente a nossa matéria agora vamos começar a trabalhar com viradas, vamos adicionar tudo que vimos até em então com as viradas, por que a partir de agora vamos trabalhar com ritmos e viradas juntos.
Vamos começar com mas viradas mais simples e a partir daí dificultando cada vez mais.
Conforme o exemplo abaixo faremos figuras de 4 toques ( semicolcheias) na caixa primeiramente, lembre-se contando ( 1, 2 , 3 e 4 ) e depois de fixado na caixa ai sim passaremos para os tons 1 e 2 e o surdo.
Pratiquem bastante isso, até que consigam faze-los sem contar.
No final da virada ( vide ex.) vocês encontraram um bumbo e um x com uma bolinha, essa bolinha significa prato de ataque, de modo que vocês ao final da virada tocaram bumbo e prato de ataque juntos, quem não tiver prato de ataque pode ser no prato de condução mesmo, ok
Então recapitulando, treinar as viradas, depois adicionar o bumbo e prato ao final de cada virada.
Agora vamos passar a segunda fase que é a união da virada com o ritmo, isto também não é muito fácil, mas com calma que chegaremos lá.
Primeiro vocês começaram com os ritmos mais fácil vistos anteriormente, comece com aquele que tem o bumbo no 1 e 3 . caixa 2 e 4. Após o final do ritmo tente intercalar a virada que você treinou. Fixe bem isso.
Depois que você já estiver tocando esse exercício com desenvoltura, tente ir passando para os próximos exercícios rítmicos.
PS: Quando você estiver passando de um exercício para o outro perceberá que quando você tocar o bumbo e prato de ataque do final o ritmo não se encaixará Então VOCÊ NÃO TOCA O BUMBO E CHIMBAL DO EXERCICIO SEGUINTE . indo para o chimbal sozinho, mas lembre-se que você terá de mudar rapidamente do prato de ataque para o chimbal. Amigos também gostaria de lhes dizer que seria bom a partir de agora que vocês providenciarem um livro de teoria musical, pois ele te auxiliará no entendimento de figuras rítmica e um monte de " por quês "que deve existir na cabeça de vocês, o que der para mim ir explicando para vocês eu irei explicando, mas o livro seria de imensa ajuda, um bom livro para bateristas seria o POZZOLI e você encontra ele em qualquer local.
|